Muito se fala sobre a alimentação que aumenta o metabolismo e a temperatura interna corporal. Quando percebemos esses atributos, estamos falando mesmo dos Termogênicos. Eles queimam calorias e ajudam no emagrecimento. Poucos sabem, mas eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia.
Dieta + Atividade Física + Termogênicos = Equilíbrio!
A atenção também deve ser uma prática constante na hora de escolher o que entra e o que sai da dieta. Por si só, esse tipo de alimento não deve ser encarados como milagroso. Em uma dieta balançeada, tudo deve ser levado em conta, e qualquer mudança deve ser realizada e efetivada com o acompanhamento médico.
Deve ser considerado o fato de que, sozinhos, esse tipo de alimentação tem pouco ou nenhum resultado. A inclusão dos Termogênicos deve ser feita junto a uma boa dose de atividade física.
Onde estão os Termogênicos?
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, basta uma pesquisa curiosa e confiável.
Fiquem atentos, pois existem algumas indicações sobre o uso desses alimentos.
Observando o nosso organismo
A importância de um acompanhamento médico esta no fato de que todo e qualquer tipo de alimento oferece consequências para o corpo e para a mente. Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Apesar de serem naturais, os termogênicos entram em alerta quando consideramos os hipertensos,cardiopatas, gestantes e lactantes. O excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como tontura, insônia e dor de cabeça.
O equilíbrio é fundamental em qualquer mudança de hábito.
Bons exemplos:
1 - Gengibre:
Seu consumo frequente acelera o metabolismo do corpo. Suas propriedades estão mais ativas na raiz fresca que pode ser usada crua, refogada ou como chá. Quantidade recomendada: 1 pedaço de aproximadamente 2 cm 3 vezes ao dia.
2 - Pimenta Vermelha:
Além do comprovado efeito analgésico, anitinflamatório e antioxidante, a pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. Seu principal princípio ativo é a capsaicina, que ajuda a reduzir o colesterol total do sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas como o infarto.
3 - Chá Verde:
O potencial do Chá Verde já é comentado há algum tempo. Incluí-lo no cotidiano é uma poderosa arma a favor da saúde e do bem-estar. Esse tipo de Chá ajuda a reduzir a absorção de açúcar no sangue. Além disso, favorece o trânsito intestinal e acelera o metabolismo. A quantidade recomendada é 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.
4 - Ômega 3:
Pessoas de todas as idades e estilos de vida estão usando o óleo de peixe para manter a saúde de muitos sistemas importantes no corpo como o imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor. Esportistas estão vendo o consumo de óleo de peixe não apenas uma forma de auxiliar na manutenção de uma ótima saúde, mas também para favorecer a performance. Os benefícios para a saúde do coração e para o cerébro já são conhecidos.
5 - Vinagre de Maçã:
É excelente para ajudar na redução da circunferência abdominal. Tem a função de evitar os picos de insulina e reduz os níveis de glicose. Como é fonte de pectina, aumenta a sensação de saciedade.
6 - Kiwi:
Possui muito menas calorias do que outras frutas como a banana e a uva. Para cada 100 gramas da fruta vai ter aproximadamente 50 kcal. Mas, o que mais se destaca na sua composição é o seu elevado conteúso de vitaminas antioxidantes. O kiwi contém 2 vezes mais vitamina C do que a laranja (quase 1 mg por cada grama de fruta), é rico em vitamina B1, caroteno (pró-vitamina A) e ácido fólico e contém tanta vitamina E como o abacate (3,5 mg por cada 300 g de fruta).
7 - Canela:
Aumenta a temperatura do nosso corpo, fazendo com que o nosso metabolismo aumente para manter a temperatura ideal. Outro benefício é o aumento da dilatação dos vasos sanguíneos. O consumo diário de canela ajuda na redução do açúcar do sangue. Muitos sentem a melhora nos níveis de colesterol e também é comum sentir perda de apetite com o consumo dela.
Além de mostarda, laranja, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve).
Nenhum comentário:
Postar um comentário